12.8.09

Sobre a fé ou coisa que a valha

Sabe aquela piada-sem-graça-alguma que pergunta por que o cachorro entrou na igreja? Pois, ontem eu me senti o próprio cãozinho. Caminhava alheio pela praça quando vi a porta do templo aberta e resolvi entrar. Sem propósito algum, entrei simplesmente porque as portas estavam abertas.

Bonito lá dentro. Nada muito exuberante ou luxuoso. Belos vitrais discretos, muita luz natural, dois lindos jardins de inverno com fontes e peixes. Ambiente harmonioso, como na maioria dos templos religiosos. No centro do altar um Cristo sóbrio e discreto, talhado em concreto, sem sangue ou expressão de dor nem semblante Daquele que carrega todos os pecados do mundo, espalhava candura no ambiente.

Sentei-me em um dos bancos, ao fundo da Igreja, contemplei o local e lembrei-me que já estivera ali outra vez. Há cerca de três anos caminhava aflito pela mesma praça quando vi as portas abertas e entrei. Mas, daquela vez, entrei para encarar aquele mesmo Cristo (como se ele só existisse ali) e clamar por socorro, nao apenas porque as portas estavam abertas. Nada muito grave me ocorria à exceção de problemas financeiros e certa desesperança de um futuro melhor. Entrei para rezar e pedir auxílio.

Dessa vez foi diferente. Entrei apenas porque as portas estavam abertas e porque tinha tempo livre antes do trabalho. Uma vez lá dentro, aproveitei para agradecer – a vida, a família, o emprego, os amigos – a Deus, não à imagem do Cristo. Sempre há o que agradecermos. E agradeci muito.

Quando me preparava para sair da igreja, avistei alguns papéis sobre um móvel e peguei um para ler. Sempre é bom ler mensagens motivacionais e esperava que aquela folha de papel A4 reservasse alguma. Havia, no alto da página, a imagem de um santo que não soube identificar e, ao lado da imagem, os dizeres “Eu quero, eu posso, eu faço”, em negrito e caixa alta.

O santo em questão, a mensagem informava, era aquele que ajuda a ganhar na mega-sena, tira HIV do sangue de quem lhe é devoto e cura até enfermos com câncer em fase terminal. Tratava-se de São Judas Tadeu, cujos fiéis criaram aquela “corrente” que acabara de pegar.

Detesto essas correntes e sempre apago todas que chegam por e-mail antes mesmo de lê-las. Mas aquela estava impressa, dentro de uma igreja na qual entrei sem nenhum propósito e onde, certa vez, busquei auxílio divino. Supondo que tudo aquilo fosse algum “sinal” (sou apegado a essas circunstâncias do acaso), li atento até a última linha a mensagem.

A tal corrente de São Judas Tadeu consiste em fazer 81 cópias dela e espalhá-las em nove igrejas católicas (nove cópias em cada) num prazo máximo de 13 dias – tudo muito cabalístico. Se cumprir a tarefa, tem o milagre (o santo em questão trabalha com pedidos nada modestos) concedido em até nove dias. Caso não seja cumprida algo terrível pode acontecer e “em hipótese nenhuma deves se livrar dela”.

Esta última frase me assustou e guardei o papel, cuidadosamente, na mochila. Em 13 dias eu tenho tempo de pensar melhor na proposta do Santo e cumprir a tal missão – pensei. E deixei a igreja cogitando qual seria o meu pedido. Me vieram coisas pequenas na mente, como comprar um carro, um apê ou viajar pela Europa. Mas também me ocorreram coisas grandes como ver o vovô bem de novo, viver até meus netos ficarem adultos ou encontrar um amor-de-quatro-estações-para-a-vida-toda.

Senti medo, realmente, pela intimidação da corrente. Mas, também senti muita esperança de que tanto as coisas pequenas como as grandes acontecessem. Estes dois sentimentos (esperança e medo) são ou não são indissociáveis à fé? Creio que sejam quase sinônimos. Fato é que se eu me decidir por não quebrar a corrente e meu pedido for atendido dentro do prazo (trato é tato e se acontecer depois do 10º dia dou como inválido) São Judas Tadeu ganhará mais um devoto.


7 comentários:

Ewerton Martins disse...

Indissociáveis, com certeza.
Quebre-a, por favor.
Igreja? Não sabia que era disso.
Amor-de-quatro-estações-para-a-vida-toda? Boa.

Anônimo disse...

Olá Daniel !!

Adooooooooorei seu blog ( estou lendo aos poucos, é muita coisa ..rs) !!!

Parabéns por escrever tão bem e conseguir expressar " nosso dia a dia " através de belas palavras !!

Abraços.

Felipe Nery disse...

fala, daniboy.
concordo que são indissociáveis, sim. muito bem observado...
mas, o que mais me chamou a atenção foi o seguinte: o que de pior pode acontecer a alguém que adere à corrente na esperança de curar um câncer em fase terminal, caso não cumpra o 'combinado' de 81cópias, em 9 igejas, em 13 dias ?(cara, de onde saíram esses números ?)
agora, essa última, do amor-de-quatro-estações-para-a-vida-toda, vale a pena tentar. mesmo que vc venha a ter são judas tadeu como inimigo em apenas 13 dias. será que ele consegue ser tão cruel assim com a gente ? que estranho...

OBS: por um momento, qdo citou os dizeres "eu quero, eu posso, eu faço", pensei em barack obama e falei "será ?". hehehe.

abraço. nery.

Breno Romanini disse...

Veio à minha mente o Gilberto Gil cantando:

"Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar.."

Muito tempo sem vir aqui. Começando a twittar agora. Ótimo final de semana pra você, amigo.

Abs.

Milson Veloso disse...

Ah... Não ia comentar nada, apenas ficar por aqui, lendo e relendo todos os textos, como sempre faço. Mas como? Se suas palavras tem essa magia que nos atrai...
Belo texto! Depois me conta se deu sequência à corrente e se o teu pedido foi atendido...

Anônimo disse...

Pois é. Acontece que eu estou procurando a tal corrente. Sou de São Paulo, vim a Uberaba a trabalho e esqueci de trazer a oração para tirar as cópias...e meu prazo está se esgotando. Algém pode me ajudar?

Anônimo disse...

Encontrei esta corrente em uma Igreja que costumo rezar regularmente. Fiz as 81 cópias e entreguei em 09 igrejas e a graça pedida foi alcançada. Tenham fé em São Judas Tadeu e façam a corrente que garanto que conseguiram realizar a graça, eu consegui e sou testemunha do quão é poderoso o nome de São Judas Tadeu e de sua corrente. Obrigada por tudo meu São Judas Tadeu!!! Muito obrigada por realizar a minha graça!!! Serei eternamente grata a vós!!!