1.6.09

Para melhor aproveitar o fim do outono

Ouvindo:
Abra Palavra (Vitor Santana)
Voz: Vitor Santana e Mariana Nunes

Mas se eu não duro nesta sacra via,
busca de alegria para o meu olhar,
eu boto fé na nossa romaria,
asfalto e melodia nunca irão faltar.


Junho começa e o outono inicia sua despedida. As belas cores desta estação desbotam um pouco até a chegada do inverno. Em 21 dias ocorrerá o solstício, marcando a hora de recolhida do espírito da natureza em sua hibernação, que deve durar 93 dias até que acorde em uma radiante primavera.

Ainda há tempo de aproveitar o restante do outono. Caminhadas pelas manhãs de céu azul sem nuvens e de raios solares que nos atingem de forma suave é uma ótima pedida. Se for possível parar no fim da tarde para admirar o poente, é melhor não perder a oportunidade e permitir-se a tal contemplação.

Ao entardecer, o céu ainda azul e já com nuvens ganha tons diversos. No topo geralmente se concentra uma porção de um azul mais forte que vai ganhando tons mais leves até chegar ao lilás, quase na metade do céu. Do lilás seguem-se as cores do sol em dégradé até um vermelho, geralmente escuro, na margem do poente. As serras curiosamente ganham um tom de lilás também, um pouco escuro.

Ao cair a noite não se deve hesitar ao uso de um agasalho no caso de sair na rua. As temperaturas estão mais baixas e há muito sereno. O que não impede de caminhar um pouco também, respirar o denso ar frio e se admirar com as estrelas. E marque na agenda: dia 6 tem lua cheia.

Lembre-se que no inverno o organismo precisa de mais energia, então adquira-a desde já. Mas sem acúmulos. Gaste também. Exercite-se, movimente-se. Lubrifique os músculos, alongue-se. Vais precisar de disposição física.

Mantenha pensamentos positivos. Sempre é bom, ainda mais agora. Leia bons livros, assista bons filmes, ouça muitas músicas – de qualquer estilo, desde que lhe faça bem. Brinque com crianças. Beije bastante. Abrace o máximo que puder. Compartilhe calor. Compartilhe alegria. Sorria.

Reze bastante se for de rezar, ou ore. Peça ao santo ou à santa, sejam eles católicos ou da umbanda. Entoe mantras. Carregue seus patuás. Dê maçãs aos gnomos, converse com as fadas. Apegue-se às pequenas esperanças, elas são importantes. Acredite em sua fé.

Mantenha-se sereno e realista. Mas se a realidade estiver um pouco dura, ou mesmo um pouco triste, não hesite: fantasie. Dê asas à sua imaginação, enfeite um pouco a vida. Imagine sim que vai ganhar na loteria e ficar rico, por exemplo – faça o jogo. Mas tenha bom senso, previna-se das (des)ilusões.

Limpe sua casa, seu quarto. Retire todo o pó de sua vida. Jogue fora coisas velhas. Mexa em suas gavetas, relembre bons momentos. Revise fotos. Mas abstenha-se do saudosismo. Lembre-se que o hoje passa rápido, prepare-se para o futuro.

O inverno é o futuro mais próximo. Não tema-o. Ele representa a hora do renascimento. A natureza se aquieta para ganhar mais forças. Exercite até lá a capacidade de apreciar as belezas sutis – o inverno reserva bastante. Não se preocupe com agosto, todo mês é mês para se ter desgostos.

Em setembro virá a primavera, que lhe trará flores lindas. Haverá muitas cores, muitos perfumes. Haverá também muitos tons de verde. Quem sabe um romance? Terás mais energia, mais disposição, e logo logo será verão. Quem sabe o litoral, ou mesmo o Chile, por que não?

Sobremodo necessário é o bom emprego das palavras. Use-as a seu favor. Pronuncie as belas, as fortes, as afirmativas. Desde agora até o próximo outono, quando fará novas colheitas. Ele há de chegar!


3 comentários:

Felipe Pedrosa disse...

Com todo respeito, mas atrevido também. Esse é dos melhores textos que já li aqui. Aliás, pode ser o que melhor me cabe nesses últimos dias de outono. Abraço caro Silveira.

Felipe Nery disse...

tá aí uma bela canção hein, daniboy ?! aqui no trampo, como não posso acessar o youtube, ouço por aqui, por esse caminho alternativo. hehehe. abraço.
nery.

Unknown disse...

Belo texto!
Mas e você? Está realmente pensando assim? Abandonou de vez palavras como complexo, difícil e ruim? Se não, leia insistentemente o seu próprio texto até descobrir que pensar positivo, mesmo que tudo esteja aparentemente errado, é a melhor tática para que tudo dê certo!