"Um sentir é o do sentente,
mas o outro é o do sentidor”
Guimarães Rosa
Nada mais difícil que dar nome às emoções. Vivemos num mundo no qual se valoriza o ter, não o ser. Valores como simplicidade, honestidade, companheirismo, respeito, entre tantos outros, são postos de lado por valores que atribuem poder (status?). E no meio dessa inversão de valores, surge a hipocrisia dos homens.
Caio Fernando Abreu narra em um de seus melhores contos a angústia de dois rapazes que são condenados pela hipocrisia daqueles que lhes são próximos. Aparentemente reprimidos, os dois são envolvidos por um sentimento que não conseguem compreender. Mas outras pessoas julgam entender que sentimento é esse...
Ouça o conto Aqueles Dois. Depois reflita se você é medíocre como os outros, ou se é capaz de perceber a amizade como um sentimento sublime. Perceba se você, como nas palavras de Guimarães Rosa, é um “sentente”, ou um “sentidor”.
E.T.: Há tempos tenho vontade de postar aqui no Solilóquios arquivos de áudio. Muita gente não tem paciência para ler, ou não tem tempo para desprender à leitura de um texto, então resolvi gravar o texto do Caio e divulgá-lo aqui. Confesso que é também uma forma de soltar minha voz no mundo virtual!!! O blogspot não aceita arquivos de áudio, e por isso publiquei o áudio no acidplanet.com. Se preferir, acompanhe o áudio lendo o texto na íntegra.
3 comentários:
Adorei. Aliás, adorei desde a primeira vez que o ouvi recitar Caio Fernando.
Ótima idéia, essa!
Beijo!!
Ótimo post, ótimo conto, adorei!!!!!!!!
O lance do áudio foi um máximo!!!
É como vc disse, a amizade é um sentimento sublime. Fico feliz de saber que tenho algumas verdadeiras amizades.
Muito Bom cara!!!!
Abraço
Caio Fernando Abreu... sempre Caio Fernando Abreu... já te disse o que penso, certo?
Sugestão: (...)(É...)(...)
(Tem algum otimista escrevendo por aí? Estamos à procura).
Postar um comentário